Notícia

ensino
 823 visitas

Apresentação do livro "Lisbonne dans la ville musulmane"

Consulado-Geral de Portugal em Paris
25 de junho, às 18:30


Apresentação do livro "Lisbonne dans la ville musulmane"

LISBONNE, DANS LA VILLE MUSULMANE
de Marc Terrisse

A obra
Através de passeios urbanos feitos de encontros, este livro convida o leitor a descobrir a relação particular de Lisboa com os países de cultura islâmica, desde os tempos antigos até os nossos dias.
Os testemunhos arqueológicos e arquitetónicos são descobertos ao longo das ruas, palácios e demais construções contemporâneas da capital lusitana, como tantos outros vestígios dessa relação feita de presenças e influências recíprocas.
Os itinerários propostos baseiam-se num vasto trabalho de documentação histórica e apresentam uma herança patrimonial imaterial integrada inconscientemente no quotidiano dos portugueses (cultura lisboeta, gastronomia, poesia, música, idioma, ciência, arte da navegação...)
De Olisipo, nome dado a Lisboa na Antiguidade, a Al Usbûna, denominação que lhe foi atribuída durante a dominação árabe-muçulmana que dura cerca de quatro séculos, passando pela Lisboa das Grandes Descobertas, que se projeta desde o século XV em Marrocos, e pela Lisboa contemporânea, que acolhe uma comunidade muçulmana de mais de 40.000 membros, esta pesquisa fascinará qualquer um que queira conhecer uma parte menos conhecida da metrópole portuguesa. 

O autor
Marc Terrisse é doutor em história e mestre em Gestão de organizações Culturais de Paris Dauphine. Como pesquisador associado do CNRS, publicou várias pesquisas com foco na Herança islâmica, interessado-se principalmente nas questões das minorias e o seu lugar na história e na cultura europeias, particularmente na Occitânia e Península Ibérica.
Marc Terrisse fundou a associação Le Regard de l'Autre, que tem como objetivo a promoção da história e da herança das minorias através da organização de eventos culturais.
Ex-diretor do Instituto do Mundo Árabe Tourcoing, trabalhou com Amin Maalouf, Jean-Claude Carrière e outros artistas de renome internacional. Promotor da participação e da transculturalidade, realiza frequentemente ações de aconselhamento a instituições culturais, museus ou territórios.


2016 © Consulado Geral de Portugal em Paris
Site desenvolvido por Luis Bernardo