A lista de órgãos de comunicação social que a seguir se apresenta é uma lista aberta, pelo que poderá ser acrescentada com outros títulos que nos venham a ser sugeridos.
O primeiro jornal português surge em 1641. Tinha o extenso nome de "Gazeta, em que se relatam as novas todas, que houve nesta corte, e que vieram de várias partes no mês de novembro de 1641".
A imprensa de hoje divide-se em jornais diários, semanários e temáticos: desportivos e económicos, entre outros.
O resumo da Imprensa Diaria pode ser encontrado aqui.
Imprensa Diária
Revistas
Imprensa Económica
Imprensa On Line
"A imprensa regional desempenha um papel altamente relevante, não só no âmbito territorial a que naturalmente mais diz respeito, mas também na informação e contributo para a manutenção de laços de autêntica familiaridade entre as gentes locais e as comunidades de emigrantes dispersas pelas partes mais longínquas do mundo".
Excerto do preâmbulo do Estatuto da Imprensa Regional (Decreto-Lei n.º 106/88, de 31 de Março).
A Lei de Imprensa (art. 14.º, n.º 2) define as publicações regionais como aquelas que, "pelo seu conteúdo e distribuição, se destinem predominantemente às comunidades regionais e locais".
GMCS - Portal da Comunicação Social - Imprensa Regional
Aceder ao Portal da Imprensa Regional
Alguns Diários Regionais
Os primeiros passos da história do rádio em Portugal remontam a 1914, com a criação da primeira estação portuguesa – a Rádio Hertz.
Rádios Nacionais
Rádios Locais
Consulte o portal da Associação Portuguesa de Radiodifusão, onde vai encontrar a lista de todas as rádios a operar em Portugal.
Outros portais com informação sobre rádios em Portugal
Em 15 de Dezembro de 1955 é constituída a RTP – Rádio Televisão Portuguesa. A emissão regular iniciou-se a partir de 7 de Março de 1957.
A 6 de Outubro de 1992 nasce o canal privado SIC e a 20 de Fevereiro de 1993, é a vez da TVI.
No dia 10 de Junho de 1992 é criada a RTP Internacional.
Operadores Nacionais
2016 © Consulado-Geral de Portugal em Paris
Site desenvolvido por Luis Bernardo